domingo, 29 de setembro de 2013

E lá se foi um mês de Oficina em Rio Acima...

No dia 26 de agosto demos início à Oficina de Formação Teatral, dentro do programa do Circuito Gandarela de Minas - http://www.gandarela.com.br/site/pt/, que prevê uma série de ações culturais em várias cidades que integram o quadrilátero ferrífero (Ouro Preto, Itabira, Rio Acima, Ibirité, Sabará, entre outras)
Temos um grupo bastante interessante e disponível
Entre jogos, textos...
música

dinâmicas


Improvisações


técnicas circenses
aplicada à preparação corporal

 e mais textos 
 texto e música

 E vamos dissecando textos,
jogando ideias e propondo desafios...

 Concentração nos exercícios de grupo
 Descontração debaixo da lona...
 Momentos de estrela.
 de equilíbrio
 disposição
 talento
 E aos poucos vamos juntando tudo, corpo, texto, improvisação, música...



  
E até uma ida ao Circo Monza!! já rolou...


E vem mais... Muito mais por ai...

2 comentários:

Grupo Teatro Kabana disse...

Alguns fragmentos de textos e pensamentos de José Saramago que temos trabalhado com o grupo:

1- Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.

2- Porque os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer.


3- Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.


4- Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.

5- A única maneira de liquidar o dragão é cortar-lhe a cabeça, aparar-lhe as unhas não serve de nada."


6- As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler.

7- O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.


8- O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca,
e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto.

9- Gostar é provavelmente a melhor maneira de se ter. E ter deve ser a pior maneira de se gostar.

10- A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.

11- O mundo é tão bonito e eu tenho tanta pena de morrer


12- Não nos vemos se não nos saímos de nós.

13- A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar.

14- Eu, no fundo, não invento nada. Sou apenas alguém que se limita a levantar uma pedra e a pôr à vista o que está por baixo. Não é minha culpa se de vez em quando me saem monstros.

15- Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe.

16- Os lugares-comuns, as frases feitas, os bordões, os narizes-de-cera, as sentenças de almanaque, os rifões e provébios, tudo pode aparecer como novidade, a questão está só em saber manejar adequadamente as palavras que estejam antes e depois.


17- A vida, esta vida que inapelavelmente, pétala a pétala,
vai desfolhando o tempo, parece, nestes meus dias,
ter parado no bem-me-quer …

Grupo Teatro Kabana disse...

Biblioteca do ator
HISTÓRIA MUNDIAL DO TEATRO (Margot Berthold)
Com mais de 400 ilustrações, Berthold aborda o teatro primitivo, das civilizações islâmicas, indo-pacíficas, da China, do Japão, da Grécia, de Roma e Bizâncio; analisa a arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco; passa pela era da cidadania burguesa, e do naturalismo até o presente, na companhia de vasta bibliografia.

DICIONÁRIO DE TEATRO (Patrice Pavis)
Obra conhecida em várias partes do mundo, que enriquece enormemente a nossa bibliografia especializada. Trata-se de valioso instrumento para o ensino e o conhecimento do teatro. Em seus 560 verbetes, traduzidos por professores e pesquisadores do campo, são sintetizadas e discutidas as grandes questões da dramaturgia, da encenação, da estética, da semiologia e da antropologia da arte dramática.

A PREPARAÇÃO DO ATOR (Constantin Stanislavski)
O livro difunde idéias que transcendem interesses meramente profissionais ou de estudiosos dos problemas do teatro. É, na verdade, o romance da fascinante aventura do homem em busca de conhecimento maior de si mesmo e de seu semelhante.

A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM (Constantin Stanislavski)
Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o ‘Sistema Stanislavski’.

A CRIAÇÃO DE UM PAPEL (Constantin Stanislavski)
A criação de um papel é leitura obrigatória para todos os profissionais e estudantes de teatro. Stanislavski trata do trabalho do ator no desenvolvimento de um papel e de problemas que o intérprete poderá enfrentar no palco. Faz avaliações de cenas, estuda as atitudes dos personagens em relação ao texto e ao contexto das obras.

MANUAL MÍNIMO DO ATOR (Dario Fo)
O Manual de Dario Fo aponta, de forma didática e divertida, como construir personagens, cenários e o texto teatral. O autor escreve também sobre a importância da improvisação.

O ATOR INVISÍVEL (Yoshi Oida)
Neste surpreendente manual prático da arte de representar, o ator, diretor e professor japonês Yoshi Oida – integrante desde 68 da companhia teatral de Peter Brook, em Paris –, demonstra toda a amplitude e profundidade de sua experiência das técnicas de representação, do Oriente e do Ocidente, do tradicional e do experimental, do texto escrito e do improvisado, do cinema e do teatro, do corpo e da voz.

A ARTE DO ATOR (Jean-Jacques Roubine)
Ao caracterizar a arte do ator hoje, em toda a sua diversidade, este livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dellarte e à cena romântica.

O TEATRO E SEU DUPLO (Antonin Artaud)
Ensaio em que Artaud desenvolve a ideia da necessidade, para o teatro moderno, de reencontrar a dimensão metafísica presente em tudo o que é mistério.

IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO (Viola Spolin)
A bíblia dos educadores em jogos dramáticos. Manual útil para amadores e profissionais na arte do teatro. Dispensa comentários. É ler para aprender.